Zona de Interesse, impressões

Zona de Interesse – impressões

Leila Jinkings

Zona de Interesse, infelizmente, tem uma estranha e inesperada atualidade. Talvez por isso incomode tanto assisti-lo.

É importante, hoje, que vemos os tais cidadãos do bem e os novos movimentos nazistas pelo mundo tão à vontade. Como as famílias alemãs se estruturam, em vidas confortáveis ofertadas pelo Governo Nazista. Tudo às custas do genocídio praticado por trás dos muros. Choca o cinismo daquelas pessoas que se apropriam dos bens daqueles que foram para os campos de extermínios e fornos. A esposa do jovem comandante daquele destacamento de Auschwitz, recebe um casaco caríssimo de pele e o guarda com todo o cuidado, não sem antes verificar e guardar um batom que estava no bolso do casaco da mulher que foi levada para o campo de extermínio. Em certo momento ela fala friamente para uma das suas empregadas, como reprimenda por uma pequena falha que se não fizesse as coisas direito ela recomendaria ao marido para lhe dar um bom lugar no forno, algo assim.

As pessoas precisam enxergar que quem faz estas atrocidades são pessoas, uma gente perversa que quer se dar bem em cima da miséria e da exploração.

Do que são capazes aqueles seres, que querem construir um paraíso para si e para seus filhos, ao lado do campo de extermínio, do outro lado do muro do belo jardim, sabendo que tudo é conseguido às custas do saque e da morte de pessoas. A mãe da esposa do comandante vai visita-la e fica assombrada ao ouvir os sons que vem do campo de extermínio. A mãe comenta que a ex patroa dela deve estar ali. Ela some a noite deixando um bilhete que a filha queima e ninguém fica sabendo o que está escrito, apesar de estar claro o que levou a mãe a não suportar ficar ali.

A vida artificial do casal e filhos naquele paraíso, do lado a fumaça permanente das chaminés dos fornos. Os filhos dão sinais de absorver aquela frieza e maldade. Se percebe em certas brincadeiras. Um deles guarda dentes de ouro.

É um filme que me tocou bastante e creio ser importante assistir e prestar atenção nas similitudes com algumas tendências que estão em volta de nós na atualidade.

Leila Jinkings


Obrigada por comentar

blog do pflkwy

Sobre notícias e política com um viés nacionalista, onde os bravos nunca ousaram percorrer e que não espere deste o obsequioso silêncio dos covardes, amortecendo consciências, desarmando resistências que só no fátuo da retórica da ideia, da moral e da ética é que se venera seu oponente evitando a sedição!

:: Unidade Pensadora ::

Sociologia, Politica e Economia, Antropologia, Democracia

Fotógrafas e Fotógrafos Pela Democracia

Coletivo de luta e ação pela Democracia

La pupila insomne

...Oh, la pupila insomne y el párpado cerrado. Rubén Martínez Villena

Papacapim

desmistificando a culinária vegetal

jeferson miola

análise, opinião

Literatura e crítica

Um espaço para a construção de pensamentos literários

Palavra de Preta

Um espaço de reflexões, confissões e provocações de uma Mulher Preta

Cia. Esquadrão da Vida

Just another WordPress.com weblog

eladiofernandez

Luz sobre sombras. Café cultural.

Tipo assim... folhetim

andré costa nunes - PERMITIDA REPRODUÇÃO, DESDE QUE INFORMADA A FONTE

Movie Reviews by Dalenogare

By Waldemar Dalenogare Neto

panoramalivre

Panaroma nacional e mundial sem engenharia social

Luíz Müller Blog

Espaço de divulgação de textos e ações que defendem trabalho decente no Rio Grande e no Brasil

Haddad Tranquilão

Pensamentos e comentários do cotidiano de um político tranquilo.