INVESTIR EM CRECHES PARA DIMINUIR DESIGUALDADE. DEMOROU!!!

Uma perversidade invisível para a sociedade é a questão da creche. As mulheres pobres são obrigadas a deixar seus filhos “confiados” a filhos mais velhos, correndo sempre o risco de acidentes ou de serem presas por isso (abandono de incapaz), ou com pessoas sem preparo que “cuidam” por uma pequena mensalidade e alimento da criança.

É duro, muito duro. A mãe sai de casa cedo, deixando os filhos à mercê da sorte, e vão para os apartamentos das pessoas mais aquinhoadas para cuidar das crianças que não são as suas. Abandonam seus filhos para cuidar dos filhos das outras. Um enorme poço separa os filhos de pobres dos filhos de ricos.

Abnegadas ou angustiadas, as mulheres pobres não podem ignorar as injustiças. Alimentos, roupa, calçado, brinquedos, escolas, passeios… Os filhos delas não têm esses direitos? O que os espera? O que fez ela para merecer isto? Simples, nasceu pobre.

Estas mães, muitas vezes, sequer tiveram direito a uma infância, mesmo que pobre. Umas porque perderam a mãe; outras foram levadas (por um bom casal) para a cidade, sob a promessa de uma oportunidade para estudar; enfim, outras situações de abandono e desesperança. Exploração infantil disfarçada, muitas vezes, na condição de acolhidas em casas alheias.

O Estado, sim, deveria ser acionado juridicamente por abandono de incapaz ao não garantir às crianças a infância e a aspiração a uma vida digna, como manda a Constituição Cidadã.

LEIA A MATÉRIA:
“Investir em creche é a chance que o país tem de enfrentar – na raiz – o problema da desigualdade entre ricos e pobres” Dilma Rousseff

Dilma destaca papel das creches na diminuição das desigualdades entre ricos e pobres
Yara Aquino, Repórter da Agência Brasil

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (11) que investir em creche é a chance que o país tem de enfrentar “na raiz” o problema da desigualdade entre ricos e pobres. Ela anuncia na segunda-feira (14), em cerimônia no Palácio do Planalto, ações nas áreas de saúde e educação, como vagas em creches, além da ampliação do Programa Bolsa Família.
“ Na creche você vai garantir acesso aos melhores estímulos. Lá, a criança vai ter estímulos pedagógicos, vai ser despertada nela a curiosidade, todas aquelas qualidades que depois vão ser importantes para ela enfrentar a disputa no mercado de trabalho”, disse, hoje (10), em Betim (MG), durante cerimônia para inauguração de uma escola de educação infantil. No domingo (13), Dia da Mães, a presidenta fará pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV.
No discurso em Betim, Dilma destacou o papel das creches na criação de melhores oportunidades. “Um país tem que ser medido pelo que ele faz pelas suas crianças, dando oportunidades iguais a elas. O grande caminho da inclusão é a educação e aí a creche é o grande vestibular no qual a criança entra e garante uma vida de oportunidades maior.”
Além do lançamento de uma escola de educação infantil do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), do governo federal, a cerimônia marcou também a entrega de 1.160 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida. Ao falar sobre o Minha Casa, Minha Vida, Dilma disse que, sem o programa, as pessoas que ganham um salário mínimo não conseguiriam adquirir uma casa própria. “Era impossível alguém comprar casa nesse Brasil se ganha até um salário mínimo, porque a equação não fecha.”
O Proinfância tem como meta a construção de 6 mil creches até 2014. Segundo o Ministério da Educação, foram firmados mais de 1,5 mil convênios no ano passado, no entanto, as creches ainda não estão prontas. Atualmente, menos de 20% das crianças até 3 anos estão matriculadas em creches, sejam elas públicas ou privadas.

Fonte: Agência Brasil

Leia também:
Família e Estado devem ser responsáveis por cuidar de crianças enquanto pais trabalham, diz pesquisa. (01/03/2012, Daniella Jinkings)
Desenvolvimento econômico deve vir acompanhado de justiça social, diz presidenta


Obrigada por comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Tipo assim... folhetim

andré costa nunes - PERMITIDA REPRODUÇÃO, DESDE QUE INFORMADA A FONTE

Críticas de filmes

Por Waldemar Dalenogare Neto

panoramalivre

Panaroma nacional e mundial sem engenharia social

Alberto Buitre Blog

Political & culture junkie

Luíz Müller Blog

Espaço de divulgação de textos e ações que defendem trabalho decente no Rio Grande e no Brasil

Haddad Tranquilão

Pensamentos e comentários do cotidiano de um político tranquilo.

folhas|políticas

"A primeira condição para transformar a realidade é conhecê-la". Eduardo Galeano

Arte e Luz

Blog voltado a assuntos relacionados à fotografia.

Loco por ti (reboot)

Política, tecnologias, cultura

BLOG DO MACK

Jornalismo com seriedade

Vã Filosofia

Algumas coisas entre o céu e a terra.

Blog do Renato

Um espaço de debates sobre o Brasil

andradetalis

Jornalismo se faz com coragem e sonho

%d blogueiros gostam disto: